Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024

Morre a jovem com câncer que planejou suicídio assistido

Diagnosticada com um tumor incurável no cérebro, Brittany Maynard, de 29 anos, decidiu encerrar a própria vida e morreu ao lado da família no sábado

Publicado por Isabella Razalkiewicz
há 9 anos

Brittany Maynard, a jovem americana de 29 anos que decidiu encerrar a própria vida após ser diagnosticada com um câncer incurável no cérebro, morreu no último sábado, informou a ONG Compassion & Choices (Compaixão e Escolhas, em tradução literal). "Ela morreu em paz, em sua cama, rodeada por sua família", disse a organização, que se dedica a assessorar doentes terminais que optam pela eutanásia ou pelo suicídio assistido.

Em uma história que comoveu os Estados Unidos e o mundo, a jovem anunciou que decidiu abreviar a própria vida para não sofrer mais com as dores e convulsões causadas pelo tumor e com os fortes efeitos adversos do tratamento paliativo – o câncer estava em um estágio irreversível. "Eu rapidamente decidi que a morte com dignidade era a melhor opção para mim e para a minha família", escreveu Brittany em um depoimento à CNN publicado em outubro.

O câncer foi descoberto em janeiro, pouco mais de um ano depois do casamento de Brittany. O tumor avançou rapidamente e com agressividade, e os médicos deram apenas mais alguns meses de vida para a jovem. Eles também explicaram que a evolução da doença provocaria um grande sofrimento antes da morte. "Nenhum tratamento salvaria a minha vida, e as terapias recomendadas destruiriam o tempo que me resta", escreveu ela, explicando sua decisão.

A jovem cometeu o suicídio assistido ingerindo um medicamento prescrito para essa finalidade. Brittany morreu em sua casa em Portland, no estado do Oregon, um dos cinco nos EUA que autorizam esse tipo de procedimento para pacientes terminais. Ela e sua família se mudaram da Califórnia para lá em junho por causa disso. Em um vídeo divulgado na quarta, Brittany revelou que pensava em adiar a sua morte, mas ela cometeu o suicídio assistido no dia que havia estabelecido desde o princípio, 1º de novembro.

Uma última mensagem da jovem foi postada na página oficial da fundação criada por ela para apoiar a "morte com dignidade". No texto, ela agradece a todos aqueles a apoiaram durante a vida e a doença. "São as pessoas que param para apreciar a vida e agradecer que são as mais felizes. Se mudarmos nossa forma de pensar, nós mudamos o mundo. Amor e paz para todos", escreveu. Brittany deixa o marido, a mãe e o padrasto.

O fim da vida

Eutanásia, suicídio assistido

O suicídio assistido, assim como a eutanásia, são práticas que abreviam a vida e o sofrimento do paciente com doença incurável.

O primeiro país a permitir brechas na legislação que autorizam a eutanásia foi o Uruguai, em 1934. Em países onde essas práticas são permitidas, como Holanda, Bélgica e Suíça, elas ocorrem após o médico constatar que o indivíduo possui uma condição cuja progressão é irreversível. A decisão de submeter-se aos procedimentos cabe ao paciente, desde que ele esteja consciente e sem diagnóstico depressivo.

No suicídio assistido, é o próprio paciente que atua na morte, tomando um medicamento, por exemplo, enquanto na eutanásia há a intervenção de um profissional de saúde.

De acordo com o governo de Oregon, desde 1997, quando o suicídio assistido passou a ser permitido, 1 173 pessoas no estado obtiveram prescrição de drogas para encerrarem suas vidas, mas apenas 752 tomaram os comprimidos.


Fonte: http://veja.abril.com.br/noticia/mundo/jovem-com-cancer-que-planejou-suicidio-assistido-morre-nos-eu...

  • Sobre o autorAdvogada
  • Publicações5
  • Seguidores45
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações565
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/morre-a-jovem-com-cancer-que-planejou-suicidio-assistido/148927380

Informações relacionadas

Supremo Tribunal Federal
Jurisprudênciahá 5 anos

Supremo Tribunal Federal STF - AG.REG. NO MANDADO DE INJUNÇÃO: AgR MI 6825 DF - DISTRITO FEDERAL XXXXX-87.2017.1.00.0000

Valdehilza Oliveira, Estudante de Direito
Notíciashá 2 anos

O Poder de Polícia em tempos da Pandemia Coronavírus

2 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Pretendo fazer meu TCC, embasado nessa polêmica questão da Eutanásia. Se tiver interesse dê uma olhada nos casos Dra. Virgínia de Curitiba, acusada de abreviar a vida de seus pacientes na UTI do Hospital Evangélico; o caso do menino Jheck em Franca-SP, que a mãe e o pai são separados por causa do impasse de um querer que filho não permaneça sofrendo e o outro quer que ele continue vivendo; o caso da menina Melina na Argentina, que implorou para que em seu sofrimento fosse colocado um fim; e se tiver a oportunidade, dê também uma olhada no caso de Terri Schiavo, quanto a este último, segue abaixo o link de uma reportagem sobre o caso:
https://www.youtube.com/watch?v=COH6jjMr4_Q

O caso dividiu muito os Estados Unidos.
Até, um forte abraço, beijo. continuar lendo

Me parece uma Excelente escolha! São casos que realmente despertam grande interesse e nos faz pensar e repensar sobre as "regras" que a sociedade nos impõe e sobre o conceito de ética, moral e etc..
Tenho interesse sim e pesquisarei a respeito, muito obrigada pelas sugestões!

Até, beijos. continuar lendo